terça-feira, 8 de novembro de 2011

Valor do IPVA deve cair em 2012

No início do ano, grande parte dos proprietários de veículos no Brasil poderá ter uma folga no orçamento com a redução do valor do IPVA 2012. Mesmo antes da divulgação oficial das tabelas de impostos pelas secretarias estaduais de Fazenda – que normalmente ocorre durante o mês de novembro - economistas já projetam uma diminuição do imposto a ser pago no ano que vem.
“Ainda não é possível calcular o valor exato da redução do imposto, mas a expectativa é de que o IPVA 2012 registre uma queda entre 5% e 8%, se comparado ao Ipva 2011”, diz o professor do Ibmec/RJ, Nelson Souza.
Apesar da “economia” na hora de pagar o imposto, o advogado especializado em direitos do consumidor, Antonio Bertoli, ressalta que não se trata de uma redução da alíquota, mas do efeito da desvalorização dos veículos usados.
“A facilidade de obtenção de crédito para a compra de carros novos e o aumento da concorrência com a entrada das montadoras chinesas são dois dos fatores que têm levado a uma grande depreciação dos veículos usados, o que se reflete sobre o valor do IPVA”, afirma Bertoli. Na prática, isso significa que o proprietário paga menos imposto porque seu bem (o veículo) vale menos, acrescenta o advogado.

Fonte: Ig

Nenhum comentário:

Postar um comentário