quinta-feira, 17 de novembro de 2011

IBGE divulga dados preliminares do Censo 2010

O retrato da nossa população mostrou que houve uma queda no número de pessoas que se declaram brancas. Em 2000, eram 53%. Dez anos depois, esta porcentagem caiu para quase 48%. Houve um crescimento de pessoas que se dizem pretas e pardas, segundo as opções do questionário do IBGE.
O Censo 2010 mostrou que existem no país 57 milhões de residências, com um número médio de três moradores por domicílio.
Na maioria dos lares, o chefe ainda é o homem (61,3%), mas em dez anos cresceu muito o número de mulheres que assumem este papel. Viúvas, separadas, divorciadas, mães solteiras, mulheres que trabalham muito para criar os filhos sozinhas.
Em dez anos, o número de brasileiras nesta situação praticamente dobrou. De 11 milhões, em dois mil, passou para 22 milhões em 2010.
Esta é a realidade da secretária Tatiana Carvalho, que tem três filhos. A caçula de um ano vai cedo para a creche. Depois ela arruma os mais velhos, leva para a escola e vai trabalhar o dia inteiro na Associação de Moradores da Comunidade do Cantagalo, na zona sul do Rio de Janeiro.
Nesta rotina cansativa, ela sente falta de um companheiro na educação das crianças. “Na parte das decisões, que tem que ser tomadas sozinha. Também nessa agitação de levar para a creche, um fica doente, então tem que levar para o hospital”, diz.
A presença da avó é fundamental na criação dos filhos de Tatiana. A aposentada Bernadete Carvalho conhece bem as dificuldades da mulher que chefia um lar. Ela ficou viúva quando a filha tinha nove anos. “Eu puxo a orelha mesmo quando tem que dar bronca eu dou, quando tem que botar de castigo , e correr atrás com escola e botar pra estudar. Eu faço com muita alegria, como muito prazer, agradecendo todo dia por isso, porque ele me concedeu essa graça de ter os meus netos”.
Quase 500 mil brasileiros moram fora do país, de acordo com o censo, que pesquisou o perfil dos emigrantes pela primeira vez. Eles estão espalhados por 193 países.
Os Estados Unidos são o principal país escolhido pelos emigrantes brasileiros. Portugal, Espanha, Japão, Itália e Inglaterra também recebem muitos brasileiros.

Fonte: Jornal Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário